EIXOS TEMÁTICOS



EIXO 1. Movimentos sociais de luta pela terra na atualidade.
Ementa:
Movimentos Sociais: identidades, cidadania e democracias. Práticas políticas e socioculturais dos movimentos sociais do campo. Políticas públicas para o campo, reforma agrária e lutas sociais. A ação política nos e dos movimentos sociais. A política Agrária e os mediadores da luta pela terra. Relações de gênero nos movimentos sociais do campo. A relação do Estado x Movimentos sociais. Lutas e direitos dos povos indígenas e quilombolas.  Lutas e direitos das populações atingidas por barragens. Movimentos Sociais e direitos humanos. 

EIXO 2. Soberania Alimentar e  Agroecologia. 
Ementa:
A agricultura tradicional, indígena e o agroextrativismo em contraponto a política do Agronegócio. A agricultura familiar e seu papel na manutenção das famílias no campo. Sistema de Produção Agrícola Familiar e sustentabilidade. Experiência de integração entre culturas regionais e economia solidária. A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – PNAPO e a nova legislação para proteção florestal e regularização ambiental das propriedades rurais. 

EIXO 3. Políticas Públicas e Práticas Educativas da  Educação dos povos do campo.
Ementa:
Políticas públicas em Educação do Campo. Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas Públicas da Educação Básica do Campo (Projeto Político Pedagógico, Gestão, Currículo, Avaliação, Cultura, Política de Acesso e Permanência). Concepções e princípios das escolas do campo. Formação de Professores. Alfabetização e Letramento nas escolas do Campo. Projetos e Experiências pedagógicas dentro ou fora dos espaços escolares, nos cenários educacionais do campo com crianças, jovens, adultos e idosos.


EIXO 4. Política, História e Cultura dos Povos Indígenas.
Ementa:
A Questão Indígena no Brasil. Política do Estado sobre educação indígena. Demarcação de territórios indígenas. A legislação indígena brasileira. Cultura indígena brasileira e suas manifestações. Concepções e mitos acerca dos povos indígenas. Educação indígena: tendências e perspectivas. Arte indígena e linguagem visual. Políticas e propostas pedagógicas nas escolas indígenas. Literatura indígena, lendas e contos  do folclore indígena. Saúde das populações indígenas. Mídia, tecnologias e questões indígenas.

EIXO 5. Política, História e Cultura Afro-Brasileira
Ementa:
Movimento Social Negro. Políticas Públicas e Justiça Social. Lei 10.639/03, Diretrizes 01/2004.História de comunidades quilombolas e remanescentes de quilombo no Brasil. Políticas de ações afirmativas e relações raciais. História da África, ensino e historiografia. Quilombos como território sócio-histórico, cultural e espaço de resistência. A questão da terra e os movimentos sociais de territórios quilombolas. Cultura, Educação e Racismo. A contribuição das  africanidades no cotidiano da escola. As questões raciais e o seu reflexo na prática pedagógica. Literatura afro-brasileira, lendas e contos  do folclore afro-brasileiro. Saúde das populações negras. A religiosidade de matriz africana. Mídia, tecnologias e questões raciais. Raça e etnia, gênero e sexualidade na perspectiva da Educação do Campo.