EIXO 1. Movimentos sociais de luta pela terra na atualidade.
Ementa:
Movimentos Sociais: identidades,
cidadania e democracias. Práticas políticas e socioculturais dos
movimentos sociais do campo. Políticas públicas para o campo, reforma
agrária e lutas sociais. A ação política nos e dos movimentos sociais. A
política Agrária e os mediadores da luta pela terra. Relações de gênero nos
movimentos sociais do campo. A relação do Estado x Movimentos sociais. Lutas e
direitos dos povos indígenas e quilombolas. Lutas e direitos das
populações atingidas por barragens. Movimentos Sociais e direitos humanos.
EIXO 2. Soberania Alimentar e Agroecologia.
Ementa:
A agricultura tradicional, indígena
e o agroextrativismo em contraponto a política do Agronegócio. A agricultura
familiar e seu papel na manutenção das famílias no campo. Sistema de Produção
Agrícola Familiar e sustentabilidade. Experiência de integração entre culturas
regionais e economia solidária. A Política Nacional de Agroecologia e Produção
Orgânica – PNAPO e a nova legislação para proteção florestal e regularização
ambiental das propriedades rurais.
EIXO 3. Políticas Públicas e Práticas Educativas da Educação dos povos do campo.
Ementa:
Políticas públicas em Educação do
Campo. Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas Públicas da Educação
Básica do Campo (Projeto Político Pedagógico, Gestão, Currículo, Avaliação,
Cultura, Política de Acesso e Permanência). Concepções e princípios das escolas
do campo. Formação de Professores. Alfabetização e Letramento nas escolas do
Campo. Projetos e Experiências pedagógicas dentro ou fora dos espaços
escolares, nos cenários educacionais do campo com crianças, jovens, adultos e
idosos.
EIXO 4. Política, História e Cultura dos Povos Indígenas.
Ementa:
A Questão Indígena no Brasil. Política
do Estado sobre educação indígena. Demarcação de territórios indígenas. A
legislação indígena brasileira. Cultura indígena brasileira e suas
manifestações. Concepções
e mitos acerca dos povos indígenas. Educação indígena: tendências e
perspectivas. Arte indígena e linguagem visual. Políticas e propostas pedagógicas
nas escolas indígenas. Literatura indígena,
lendas e contos do folclore indígena. Saúde das populações indígenas. Mídia,
tecnologias e questões indígenas.
EIXO 5. Política, História e Cultura Afro-Brasileira
Ementa:
Movimento Social Negro. Políticas
Públicas e Justiça Social. Lei 10.639/03, Diretrizes 01/2004.História de
comunidades quilombolas e remanescentes de quilombo no Brasil. Políticas de
ações afirmativas e relações raciais. História da África, ensino e
historiografia. Quilombos como território sócio-histórico, cultural e espaço de
resistência. A questão da terra e os movimentos sociais de territórios
quilombolas. Cultura, Educação e Racismo. A contribuição das
africanidades no cotidiano da escola. As questões raciais e o seu
reflexo na prática pedagógica. Literatura
afro-brasileira, lendas e contos do folclore afro-brasileiro. Saúde das populações negras. A
religiosidade de matriz africana. Mídia, tecnologias e questões raciais.
Raça e etnia, gênero e sexualidade na perspectiva da Educação do Campo.